“O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro. O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho.” Peter Drucker.
domingo, 29 de maio de 2016
GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA:LIMITES E POSSIBILIDADES
Resumo:
A democracia e, consequentemente, a gestão democrática na educação, não se originam no interior da escola. No entanto, são postos como campo privilegiado de intervenções política e ideológica e trazem na sua essência pedagógica a possibilidade de construção de novos paradigmas e práticas que priorizem a via democrática no espaço escolar e, sociedade. O processo de gestão democrática constrói-se na correlação das forças políticas colocando o bem comum em primeiro plano. Discutir Gestão Democrática, os seus limites e as suas possibilidades é um grande desafio, dado a nossa própria experiência em democracia representativa. No entanto, sabemos que há um longo caminho a percorrer, o que exige de nós, professores, uma ação mais efetiva, ou seja, sair da zona de conforto,da espera do milagre, enfrentar desafios na busca de uma Gestão que priorize a educação como veículo para se alcançar uma sociedade mais justa e igualitária.
Palavras-chave: gestão democrática, educação e escola
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Fonte:http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_tereza_garbin.pdf
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