Módulo II


A gestão financeira tem uma importância extrema, pois ela é crucial para o crescimento e amadurecimento da instituição. Uma gestão financeira bem feita permite que a escola consiga controlar suas contas a pagar e a receber, possa administrar seus custos fixos e, principalmente, possa tomar medidas corretivas antes que o problema se agrave.
              A gestão de recursos financeiros vem recebendo cada vez mais atenção por parte dos gestores da educação, em função do movimento e descentralização da aplicação de recursos por que passa o sistema de ensino público. O resultado desse movimento é a crescente autonomia da escola, que, mesmo relativa, abrange suas distintas áreas de atuação: pedagógica e administrativa. E não podemos falar de autonomia sem falarmos nos recursos financeiros.
             Nesse sentido, a possibilidade de trabalhar a gestão financeira, num processo de formação continuada, à distância, permitirá associar conhecimentos sobre financiamento da educação a uma prática já vivenciada por você gestor. Espera-se, portanto, que esses conhecimentos e os instrumentos de gestão financeira a serem desenvolvidos neste Módulo II, venham contribuir para formação de novas competências integradas à sua prática na escola.
            Abordaremos mais especificamente como elaborar planos de aplicação para gerenciar os recursos financeiros no cotidiano de sua escola, mostrando a possibilidade se trabalhar a gestão dos recursos orçamentários e financeiros destinados à escola, com segurança de acordo com os princípios de autonomia, ética e racionalidade administrativa.
           Os conteúdos tratados não esgotam o assunto. Porém, são fundamentais para uma gestão financeira organizada, comprometida e conhecedora de procedimentos eficazes, como: o posicionamento da escola no sistema de ensino; os princípios da administração pública; as fontes de financiamento da educação básica; as etapas da gestão financeira (planejamento) e também, outras possibilidades de arrecadar recursos financeiros por meio das parcerias que a escola pode estabelecer.








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