sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Liderança

O preparo para a superação de desafios

Líderes preparados para gerenciar estrategicamente não se amedrontam com crises ou desafios do mercado. Eles identificam oportunidades e motivam suas equipes a se esforçarem mais para superar os obstáculos.
Cada vez que pensar em capacitação de liderança, não esqueça de inserir tópicos relacionados à inovação, gestão de crises (adaptabilidade) e gerenciamento de riscos, pois esses são conhecimentos vitais para que seus líderes se sintam capazes de seguir, diante de adversidades em ambientes hostís.
Por inovação entendemos todo o esforço para gerar valor agregado. Inovação não depende exclusivamente da invenção. É preciso contar com líderes conectados com o ambiente, que demonstrem interesse em “sair da caixa”, experimentar, adaptar soluções que são sucesso em outros ambientes ou empresas e implantar internamente. Toda inovação tem de gerar valor agregado ao negócio, aos clientes, aos processos, aos produtos, enfim, tem que representar aumento no lucro.
Na gestão de riscos, é fundamental que o líder tenha ciência dos riscos internos e externos à empresa e saiba mitigá-los ou reduzi-los, fazendo com que os impactos negativos não sejam superiores à capacidade de resposta organizacional. Uma análise de mercado seguindo as técnicas da Análise SWOT (Pontos forte e Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças) é um bom começo.
Durante as crises, o conhecido “jogo de cintura” se torna imprescindível para que a empresa passe pela fase difícil e possa ver seus resultados voltarem a crescer no menor tempo possível. Isso só pode resultar de um forte preparo estratégico e gerencial por parte das lideranças. Os líderes são os maiores responsáveis em promover a adaptabilidade junto aos demais colaboradores.

A garantia de uma boa sucessão

A sucessão é um tema cada vez mais recorrente no universo corporativo. A necessidade de preparar novos líderes é peça chave para as organizações que desejam ver suas marcas eternizadas.
Nesse sentido, buscar novas lideranças no mercado nem sempre é a melhor solução: Um profissional externo pode demorar a internalizar a cultura e os propósitos da atual gestão.
Em contrapartida, formar líderes internamente contribui para que, no momento certo, a organização tenha um time qualificado para assumir a gestão e dar continuidade ao projeto de crescimento e/ou superar as adversidades.

Capacitação da liderança = melhores resultados

É incontestável que líderes melhor preparados produzem através de sua performance melhores resultados para suas companhias. Dentre as principais características que observamos nos líderes bem preparados podemos destacar que eles:
  • Identificam oportunidades onde os demais não veem;
  • Não têm medo de arriscar;
  • Analisam cenários com base em fatos e dados;
  • Respeitam e são referência na prática da cultura organizacional;
  • Motivam e inspiram suas equipes;
  • Buscam a inovação e melhoria contínua como filosofia de trabalho;
  • Estão sempre à frente em relação às tendências de mercado;
  • São profissionais comprometidos com o que fazem;
  • Inspiram suas equipes pelo exemplo e dedicação;
  • Têm um propósito para suas carreiras;
  • Não se deixam abater por qualquer dificuldade;
  • Estão sempre dispostos a vestir a camisa da empresa;
  • Dedicam tempo e habilidade para levar o time adiante.
  • São focados em resultados

Texto de Carlos Basso - Sócio Consultor da CR BASSO Consultoria e Treinamento
http://www.administradores.com.br/artigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário