domingo, 28 de agosto de 2016

Meta 19 do PNE

MEC INSTITUIU O PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE FORMAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE DIRETORES ESCOLARES

A Meta 19 do Plano Nacional de Educação visa assegurar condições para a efetivação da gestão democrática da educação, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à consulta pública à comunidade escolar, no âmbito das escolas públicas brasileiras. Intencionando, em regime de colaboração, contribuir com os processos de seleção qualificada de diretores escolares, o Ministério da Educação, instituiu o Programa Nacional de Formação e Certificação de Diretores Escolares - PNFCD, conforme Portaria 1.118 de 3 de dezembro de 2015.
Os Padrões Nacionais para Formação e Certificação de Diretores Escolares constituem uma referência de competências essenciais, ao exercício profissional do diretor escolar para subsidiar os currículos dos cursos de formação e os procedimentos de avaliação contidos nos processos de certificação no âmbito do Programa Nacional de Formação e Certificação de Diretores Escolares.
A direção de uma escola reveste-se de grande complexidade, sobretudo em função da diversidade das questões e dos relacionamentos que ocorrem num ambiente escolar. Trata-se de múltiplas situações que exigem do Diretor Escolar saberes e práticas afetos às técnicas pedagógicas, à cultura organizacional, à gestão administrativa, à execução e controle financeiro, ao patrimônio, aos materiais, e também, às questões de natureza relacional.
Sabe-se que o Diretor Escolar é figura chave na gestão escolar e no processo de transformação social que se dá por meio de uma educação de qualidade. Uma escola com elevados padrões de desempenho está sempre associada a uma gestão democrática e participativa e a uma liderança pautada pelo foco em resultados, disciplina e organização.
O sucesso de um Diretor Escolar pode ter várias razões, mas uma delas se sobressai às demais – saber liderar – mobilizar recursos estratégicos e articular pensamentos e ações em torno do ideal educacional, conduzindo sua equipe para a oferta de uma educação com elevados padrões de qualidade.
Esses Padrões referenciam o que um Diretor Escolar precisa conhecer e praticar, organizando os conhecimentos e habilidades em domínios específicos de gestão e liderança, a seguir relacionados e detalhados:
Domínio 1: Administração Pública e Gestão Democrática
Domínio 2: Planejamento Estratégico
Domínio 3: Promoção da Qualidade do Ensino
Domínio 4: Cultura Profissional
Domínio 5: Relações com a Família, a Comunidade e outras Instituições da Sociedade.

Texto: Ministério da Educação do Edital 40/2016.
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