Qual o papel do líder da escola?
Escola
organizada e limpa, equipamentos funcionando, contas em dia, funcionários em
ação, comunidade participativa - e, acima de tudo, alunos aprendendo. Esse é o
cenário ideal para uma instituição de ensino. Não se chega a ele sem muito
trabalho e sem a presença de um diretor à sua frente. Ele deve ser um
profissional que, na definição clássica do pesquisador Antônio Carlos Gomes da
Costa, conjuga três perfis básicos:
- Administrador
escolar: mantém a escola dentro das normas do sistema educacional, segue
portarias e instruções, é exigente no cumprimento de prazos;
- Supervisor
pedagógico: valoriza a qualidade do ensino, o projeto pedagógico, a
supervisão e a orientação pedagógica e cria oportunidades de capacitação
docente;
- Líder
sociocomunitário: preocupa-se com a gestão democrática e com a
participação da comunidade, está sempre rodeado de pais, alunos e
lideranças do bairro, abre a escola nos finais de semana e permite trânsito
livre em sua sala.
Os quatro segredos da gestão eficaz
Não é
uma tarefa fácil. O diretor precisa ter conhecimento e sensibilidade para lidar
com os diversos aspectos que interferem no bom funcionamento da escola que
dirige: do domínio das questões financeiras e legais à comunicação com pais, do
relacionamento entre os funcionários à gestão da infraestrutura do local. A
lista abaixo dá uma ideia da complexidade de sua atuação:
As principais funções do diretor
- Cuidar das finanças
da escola;
- Prestar contas à
comunidade;
- Conhecer a
legislação e as normas da Secretaria de Educação para reivindicar ações
junto a esse órgão;
- Identificar as
necessidades da instituição e buscar soluções junto às comunidades interna
e externa e à Secretaria de Educação;
- Prezar pelo bom
relacionamento entre os membros da equipe escolar, garantindo um ambiente
agradável;
- Manter a escola limpa e organizada;
- Garantir a
integridade física da escola, tanto na manutenção dos ambientes quanto dos
objetos e equipamentos;
- Conduzir a
elaboração do projeto
político-pedagógico, o PPP, mobilizar toda a comunidade
escolar nesse trabalho e garantir que o processo seja democrático até o
fim;
- Acompanhar o
cotidiano da sala de aula e o avanço na aprendizagem dos alunos;
- Ser parceiro do
coordenador pedagógico na gestão da aprendizagem dos alunos;
- Incentivar e apoiar
a implantação de projetos e iniciativas inovadoras, provendo o material e
o espaço necessário para seu desenvolvimento;
- Gerenciar e
articular o trabalho de professores, coordenadores, orientadores e
funcionários;
- Manter a
comunicação com os pais e atendê-los quando necessário.
Todo
esse trabalho, no entanto, não pode ser solitário. O diretor, como líder da escola, deve envolver
sua equipe de professores, coordenadores, orientadores e funcionários no
planejamento e execução das tarefas. Além de garantir uma gestão transparente e
democrática, saber delegar é fundamental para dar conta do trabalho.
Essa
articulação e parceria entre todos os profissionais deve sempre visar à meta
principal de toda e qualquer escola: a aprendizagem dos alunos. Afinal, é
função primordial do gestor prezar pela qualidade do fazer pedagógico da
instituição que dirige, não sendo apenas um provedor e organizador de recursos.
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