sábado, 25 de junho de 2016

Formação dia 23 de junho em Venâncio Aires

No dia 23 de junho de 2016, estiveram reunidos na escola Wolfram, diretores de escolas estaduais de Ensino Médio dos municípios de Mato Leitão e Venâncio Aires para a realização da Aula 5 do curso 
Gestão Escolar e suas Tecnologias promovido pela 6ª Coordenadoria Regional de Educação e executado pelo Núcleo de Tecnologia Educacional da 6ªCRE, desenvolvido pela professora Nuria Meurer. 
Esteve presente no encontro: Véra Beatris Lermen Bohn diretora do Colégio Estadual Poncho Verde de Mato Leitão, Inês Lagasse Mayer diretora da Escola Estadual de Educação Básica Cônego Albino Juchem, Susana Marines da Rosa diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Crescer, Elida Maria da Rosa Klamt diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Wolfram Metzler, Maria Angélica Regert diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Frida Reckziegel, Jacqueline Pasa diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Monte das Tabocas e Ana Carla Wünsch diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Sebastião Jubal Junqueira.
A diretora da EEEM Wolfram Metzler Elida Maria da Rosa Klamt recepcionou as colegas diretoras, oferecendo um café especial, com chá, suco natural, bolo e outros gourmet produzidos por alunos no laboratório das aulas práticas do curso técnico de agroindústria com o acompanhamento dos professores. 
Os alunos fizeram algumas receitas especialmente para a ocasião, mostrando ao grupo de diretores os conhecimentos adquiridos durante o curso. É importante valorizar o ambiente escolar, e a escola Wolfram Metzler é uma das poucas escolas no estado que oferece este tipo de curso, com orientações teóricas e práticas. 
 

 

Os participantes foram convidados a conhecer a estrutura da escola, como a estufa de plantio de mudas, a mandala, o lago que abriga os peixes, a criação de animais, o laboratório para as aulas práticas e o refeitório. A escola produz diversos dos alimentos utilizados nas receitas, ensinando portanto, em prática, a fazer uso de toda uma infraestrutura familiar para melhoria da qualidade de vida de pessoas que moram no campo.
 

 

 

A escola está organizada e muito bem cuidada. As tarefas são realizadas pelos alunos e professores que aprendem e ensinam possibilidades de melhorar e transformar pequenos espaços de forma sustentável.
Os alunos que frequentam a escola são do município de Venâncio Aires. O objetivo de deixar as vagas para pessoas que são do municipio é valorizar e fortalecer o crescimento da região.

A escola também possui outros talentos, e um deles foi mostrado na abertura do dia através de uma voz encantadora da aluna Sthefhane Wagner que também é uma das alunas do curso técnico.
O vídeo foi inserido no grupo do curso dos professores do NTE.





quarta-feira, 22 de junho de 2016

Formação diretores em Rio Pardo dia 21 de junho


 Estiveram presentes na data do dia 21 de junho no laboratório de informática do Colégio Estadual Barro Vermelho na formação do curso Gestão Escolar e suas Tecnologias os diretores das escolas estaduais de Pantano Grande e Rio Pardo: Telmo Luiz de Bastos Policena da EEEB Pedro Nunes de Oliveira de Pantano Grande, Lilian Batista Rodrigues Santos do CE Barro Vermelho, Ana Joana Souza de Avila da EEEM João Habekost, Sônia Marlene Guedes Machado da EEEM Biagio Soares Tarantino, Gilson Petry Glashorester da EEEF Barão do Triunfo, Maria Elena Pinto Dutra Vila da EEEF Amaral Lisboa, Maria Nadir Rodrigues Nascimento da EEEF Ramiz Galvão do município de Rio Pardo.
 

O curso tem como proposta promover a interação com colegas e com a equipe, vivendo a estimulante experiência da construção coletiva de conhecimentos, ou seja, ao mesmo tempo em que serão abordados  diversos temas relacionados à integração de tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, conhecerão um pouco mais sobre o funcionamento e trabalho realizado pelos setores da 6ª Coordenadoria Regional de Educação.
 

Durante os momentos presenciais, haverá a possibilidade de trabalho com a equipe no contexto escolar, compartilhamento de experiências com os outros participantes, desenvolvimento de práticas referente ao uso das tecnologias e tomada de ciência do trabalho desenvolvido pelos setores da 6ªCRE. Além disso, há o acréscimo da enriquecedora vivência em grupos e participação em fóruns no espaço virtual de aprendizagem.
A primeira atividade a ser registrada na plataforma é uma reflexãosobre:

  • Quem é você como gestor?
  • Qual é a realidade de sua escola?
  • As novas tecnologias digitais estão presentes na escola?
  • Como são utilizadas?
  • Como você contribui para tornar a escola espaço criador e superar as limitações organizacionais?  
Ao longo do curso, nos momentos à distância, o diretor contará com diversos canais de comunicação (fórum, portfólio, correio eletrônico) e variadas tarefas ligadas a tecnologias, oportunizando momentos de diálogo entre os cursistas.



domingo, 19 de junho de 2016

Formação no Polo de Encruzilhada dia 17 de junho

O grupo de diretoras das escolas estaduais do município de Encruzilhada do Sul, Elizamar da Rosa Guterres da EEEB Borges de Medeiros, Kátia Erpen Lima da EEEF Carlos Correa da Silveira, Nazaré Cristina da Silva Baroni do CETEC Zeno Pereira Luz, Vanessa Dias de Oliveira do IEE Gomercinda Dornelles da Fontoura, Janice Szarblewski Azambuja da EEEF 19 de Julho, Liege Mabel Duarte Steffens da EEEF Barão do Quaraí   e o diretor Milton Machado de Freitas da EEEF Rita Lobato do município de Pantano Grande se reuniu no dia 17 de junho de 2016, no laboratório de informática do Instituto Estadual de Educação Gomercinda Dornelles da Fontoura para participação da Aula 5 do curso Gestão Escolar e suas Tecnologias oferecido pela 6ª Coordenadoria Regional de Educação. O objetivo do curso é colaborar com os gestores das escolas estaduais oferecendo integração entre os gestores e dar suporte através de assessoria, acompanhamento, diálogo, formação e interlocução com as escolas estaduais de abrangência da 6ª CRE de Santa Cruz do Sul. A formação teve inicio no mês de janeiro com a equipe Financeira da Coordenadoria que repassou algumas orientações sobre a Autonomia Financeira, repasses de verba estadual e federal, entre outras informações diretamente ligadas a assuntos relativos a prestação de contas das escolas junto ao Estado. No mês de fevereiro receberam diversas orientações sobre o setor pedagógico, momento em que receberam um cronograma sobre diversas atividades e projetos desenvolvidos durante o ano em que as escolas se envolvem e participam direta e indiretamente.
No mês de março e abril os gestores receberam orientações sobre o gerenciamento do setor de recursos humanos, efetividade, aposentadoria e o sistema ISE e também sobre assuntos pedagógicos em reuniões com todos os diretores das 106 escolas.
Neste quinto encontro a proposta é integrar diretores por regiões e através do tema Identifique-se e Avalie-se fazer um levantamento dos Tipos de Liderança, das principais características de um bom lider e dos Tipos de Inteligência que estão presentes na gestão escolar 2016-2018,  através de pesquisa individual em que o gestor se auto avalia após a aplicação de uma dinâmica de grupo que denominamos de Dinâmica das Balas.
A escola trouxe para o primeiro momento conforme combinado dois trabalhos de alunos que chamamos de Mostra de Talentos.







Segue um pouco da história de três meninos, Gustavo Cardoso, Pedro Castro e Miguel Braga que tocaram para o grupo duas musicas: Milonga Abaixo de Mau Tempo de Luiz Marenco e Guri.
Segue um texto escrito pelos alunos:
Somos amigos de infância sempre unidos. O primeiro a começar a fazer aulas de música foi o Pedro Henrique, depois o Gustavo Cardoso e por último o Miguel Braga. Nós estudamos na  escola IEE Gomercinda Dornelles Fontoura e iniciamos juntos na pré escola. Começamos a tocar juntos em 2014 em um evento que aconteceu em nossa cidade. Depois seguimos tocando por outros lugares. Em 2015 fomos convidados a representar a escola no festival gaúcho estudantil (FEGAES), ganhamos troféus por solista vocal masculino, conjunto instrumental e dupla regionalista.Os integrantes do grupo tem idades entre 12 e 14 anos. O grupo toca outros estilos como MPB, SAMBA, ROCK entre outros. Também tocamos outros instrumentos como: vioão, guitarra, pandeiro e cajon. Nossa escola proporciona várias apresentações como o show de talentos e os feriados festivos e incentiva muito a participar em festas em que somos convidados.
Encontramos nas escolas muitos talentos que foram desenvolvidos e incentivados pelo Projeto Mais Educação e que deixaram sua marca.  
Segue abaixo dois vídeos da apresentação de alunos que foi registrado em um celular.
Estou trabalhando nos vídeos. serão postados mais tarde.
Diretores acessando o curso Gestão Escolar e suas Tecnologias na plataforma EaD no site da SEDUC. 


Segue abaixo algumas fotos dos gestores acessando o curso que está no ambiente EaD durante o encontro do dia 17 de junho.








quarta-feira, 15 de junho de 2016

Formação de diretores no dia 14 de junho

Encontro de diretores do curso Gestão Escolar e suas Tecnologias grupo de Santa Cruz do Sul escolas de Ensino Fundamental


  O encontro de formação iniciou com a participação da professora Nadiesca Pohlmann da 6ªCRE, que apresentou a professora Nilza e o Sr. André, responsáveis pela organização das atividades da Semana Farroupilha em Santa Cruz do Sul. Fizeram o convite para que as escolas participem do evento.
O local deste encontro foi no laboratório de informática da escola Santa Cruz. Os diretores estão inseridos na plataforma EaD da SEDUC, em que desenvolverão atividades sobre Gestão Escolar e Tecnologias.

A atividade prevista para o dia foi a integração de todo o grupo, do Polo de Santa Cruz das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental de Santa Cruz do Sul e Vera Cruz. Cada participante teve a oportunidade de se apresentar e falar sobre a sua gestão na escola em que trabalha. Importantes relatos sobre gestão escolar foram  apresentados ao grupo que pôde fazer suas reflexões, identificando peculiaridades e diferentes realidades em comunidades próximas pertencentes as duas cidades que fazen divisa de município. Escolas de bairro, escolas de periferia, escolas localizadas próximas a área central de comércio, escolas em áreas rurais e escolas próximas a comunidades que estão se desenvolvendo economicamente.


 Outra identificação deste grupo foi a diferença de tempo de gestão nas escolas. Algumas escolas tem gestores com vários anos de experiência, com formação de equipe, em outras escolas a gestão atual entrou com expectativas de mudanças da comunidade escolar. 
O encontro foi de troca de experiências, em que o grupo pode conhecer através do olhar do colega como tem buscado soluções de problemas cotidianos. 
Esta formação faz parte do planejamento do curso Gestão Escolar e suas Tecnologias, para os 106 diretores das escolas estaduais de abrangência da 6ªCRE e é promovido pela 6ª Coordenadoria Regional de Educação. 
Estiveram presentes neste encontro: SALETE MARIA KIRST, MARIA APARECIDA CAMARGO GUEDES, ROSELI DE FÁTIMA ALNOCH, CARLA CRISTIANE OLIVEIRA, PATRICIA RAMOS FIGUERÓ, DIONÍSIO JULIO BESKOW, MARISA ANTONIA DOS ANJOS, PRISCILA MIRANDA ALVES, ROSANE MARLI PETRY, MARIA HELENA KRAUSE, ANA KARLA RAUBER, MÁRCIA ANGELA MUELLER REGERT E HULDA MARIA HELENA HILLESHEIM.


 



Texto e fotos: Nuria Meurer - Professora multiplicadora do NTE/6ªCRE

terça-feira, 14 de junho de 2016

Formação de diretores no dia 07 de junho

Encontro de diretores do curso Gestão Escolar e suas Tecnologias grupo de Santa Cruz do Sul escolas de Ensino Médio




No dia 07 de junho, na escola EEEB Estado de Goiás, no laboratório de informática, os diretores das escolas estaduais de Ensino Médio dos municípios de Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde e Vera Cruz se reuniram para participar da aula 5 do curso GESTÃO ESCOLAR E SUAS TECNOLOGIAS promovido pela 6ª CRE e executado pelo NTE.
Desenvolveu-se no encontro a integração  entre profissionais que possuem a mesma função: Diretor de escola Estadual de Ensino Médio. Foi abordado durante o encontro o tema Liderança, ao qual através de uma dinâmica chamada Identifique-se os participantes escolheram uma cor de bala que representava determinado tipo de liderança que lhes foi apresentado. A partir dessa atividade cada participante fez relatos sobre a sua gestão escolar, apresentando diversas situações cotidianas, respondendo a uma das atividades que irão encontrar na plataforma do curso no Módulo I falando sobre Que gestor eu sou?  Também foi abordado durante o encontro algumas características de um bom líder e as inteligências emocionais. Foi solicitado ao grupo que a cada encontro uma das escolas apresente um trabalho que é desenvolvido por alunos e que seja destaque na escola, para que os colegas possam conhecer e para que possamos divulgar e valorizar talentos que existem na região. Os participantes do curso a partir do encontro tem acesso a diversas redes de aprendizagem, como um blog que será alimentado por eles até o final do curso e após será liberado para o público, acesso a plataforma do curso em EAD no site da SEDUC com diversas atividades que serão realizadas até o final de novembro e um grupo no facebook para inserir fotos e materiais mais informais, como recados e fotos. 
Estiveram presentes no encontro: LIZETE KESSLER GASSEN,  LEILA DE VIEIRA DOS SANTOS STACKE, JOELMA CRISTINE LIMA VIDAL, GLAUCIA MARIA ETGES, NELSON JANDREY, SILVIA KERELIN JAEGER, DAIANE LOPES, SUZANA REBELATTO BOESIN, MARLENE ZAMPEZE MULLER, DANILO JOSÉ  SCHUSTER, BRENO PIRES MOREIRA E FLAVIO AURELIO RISTOW.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

As responsabilidades do diretor

Qual o papel do líder da escola?

 Escola organizada e limpa, equipamentos funcionando, contas em dia, funcionários em ação, comunidade participativa - e, acima de tudo, alunos aprendendo. Esse é o cenário ideal para uma instituição de ensino. Não se chega a ele sem muito trabalho e sem a presença de um diretor à sua frente. Ele deve ser um profissional que, na definição clássica do pesquisador Antônio Carlos Gomes da Costa, conjuga três perfis básicos:
  • Administrador escolar: mantém a escola dentro das normas do sistema educacional, segue portarias e instruções, é exigente no cumprimento de prazos;
  • Supervisor pedagógico: valoriza a qualidade do ensino, o projeto pedagógico, a supervisão e a orientação pedagógica e cria oportunidades de capacitação docente;
  • Líder sociocomunitário: preocupa-se com a gestão democrática e com a participação da comunidade, está sempre rodeado de pais, alunos e lideranças do bairro, abre a escola nos finais de semana e permite trânsito livre em sua sala.

Os quatro segredos da gestão eficaz

Não é uma tarefa fácil. O diretor precisa ter conhecimento e sensibilidade para lidar com os diversos aspectos que interferem no bom funcionamento da escola que dirige: do domínio das questões financeiras e legais à comunicação com pais, do relacionamento entre os funcionários à gestão da infraestrutura do local. A lista abaixo dá uma ideia da complexidade de sua atuação:

As principais funções do diretor

  • Cuidar das finanças da escola;
  • Prestar contas à comunidade;
  • Conhecer a legislação e as normas da Secretaria de Educação para reivindicar ações junto a esse órgão;
  • Identificar as necessidades da instituição e buscar soluções junto às comunidades interna e externa e à Secretaria de Educação;
  • Prezar pelo bom relacionamento entre os membros da equipe escolar, garantindo um ambiente agradável;
  • Manter a escola limpa e organizada;
  • Garantir a integridade física da escola, tanto na manutenção dos ambientes quanto dos objetos e equipamentos;
  • Conduzir a elaboração do projeto político-pedagógico, o PPP, mobilizar toda a comunidade escolar nesse trabalho e garantir que o processo seja democrático até o fim;
  • Acompanhar o cotidiano da sala de aula e o avanço na aprendizagem dos alunos;
  • Ser parceiro do coordenador pedagógico na gestão da aprendizagem dos alunos;
  • Incentivar e apoiar a implantação de projetos e iniciativas inovadoras, provendo o material e o espaço necessário para seu desenvolvimento;
  • Gerenciar e articular o trabalho de professores, coordenadores, orientadores e funcionários;
  • Manter a comunicação com os pais e atendê-los quando necessário.
Todo esse trabalho, no entanto, não pode ser solitário. O diretor, como líder da escola, deve envolver sua equipe de professores, coordenadores, orientadores e funcionários no planejamento e execução das tarefas. Além de garantir uma gestão transparente e democrática, saber delegar é fundamental para dar conta do trabalho.
Essa articulação e parceria entre todos os profissionais deve sempre visar à meta principal de toda e qualquer escola: a aprendizagem dos alunos. Afinal, é função primordial do gestor prezar pela qualidade do fazer pedagógico da instituição que dirige, não sendo apenas um provedor e organizador de recursos.


quinta-feira, 2 de junho de 2016

Formação Polo de Candelária

 

No dia 02 de junho, foi a vez do grupo de Diretores do Polo de Candelária realizar a aula 5 do curso GESTÃO ESCOLAR E SUAS TECNOLOGIAS.
Estiveram presentes na EEEM Gastão Bragatti Lepage os diretores das escolas estaduais de abrangência da 6ª Coordenadoria Regional de Educação do município de Candelária, EDNA SALETE CAMPOS HERBERTS, SOLANGE ELISA DIEHL BORSTMANN, ROSANI BERNARDY RECH, ESTHER GOELSDORF SPENGLER, VERA SOLANGE JAHNKE, MAGDA ALEXANDRA KOEPP, BRUNO KARNOPP e SADI DA FONTOURA PORTO e diretoras das escolas estaduais de Ensino Fundamental do município de Vale do Sol DORILENE SOLANO e CELIA LEONICE CONRAD DURANTE.

O encontro iniciou às 8h30min com um intervalo para o almoço e encerrou às 16h30min, no auditório da escola Lepage. A primeira etapa das atividades planejadas para a formação do dia foi a apresentação de cada integrante do grupo, a escola em que atua, número de alunos que atende, seguindo com relatos sobre como é a sua gestão na escola.

Foi oportunizado aos diretores um espaço para integração, pois atuam em escolas estaduais no mesmo munícipio e município vizinho, Candelária e Vale do Sol. Gestar uma escola com as problemáticas atuais é um grande desafio para quem está frente as responsabilidades que o cargo requer. A 6ª Coordenadoria Regional de Educação tem como meta principal através do curso Gestão Escolar e suas Tecnologias motivar os grupos de Formação e tornar mais coeso o trabalho da Gestão Escolar.


Adicionar legenda
 



 

  



quarta-feira, 1 de junho de 2016

Aula 5 em Passa Sete




 No dia 31 de maio, na escola Estadual de Ensino Médio Cristo Rei de Passa Sete, os diretores MARIA MAFALDA PIPPI, ELISABET DE SOUZA DA CAS, DAIANI CRISTINA RECH, ALÉCIO FABIANO MARION, MARLETE INÊS DA CAS LINDEMANN e EMERITA DA CAS FURTADO das escolas estaduais dos municípios de Lagoa Bonita do Sul, Passa Sete e Sobradinho se reuniram para participar da aula 5 do curso Gestão Escolar e suas Tecnologias promovido pela 6ª Coordenadoria Regional de Educação e executado pelo NTE.


Foi oferecido pela escola Polo ao grupo um belíssimo café da manhã, almoço e café da tarde. A diretora preparou em casa as sobremesas oferecidas aos colegas.

O encontro iniciou com uma apresentação de três alunos da EEEM Cristo Rei, que fez com que o início da manhã se tornasse agradável ao som de violões e de duas belíssimas vozes de alunos do Ensino Médio. A diretora da escola Polo Elisabet mostrou ao grupo de professores em slides, material que foi desenvolvido na escola com mídias. A produção de material com textos, caracterização, produção e envolvimento de famílias foi desenvolvido por diversas turmas e culmina todo ano em uma Mostra de Talentos na Escola.

Vídeo 1 

Vídeo 2


Ficou combinado entre o grupo que, a cada encontro, uma das escolas participantes trará uma apresentação de alunos ou fará uma mostra de trabalhos de acordo com o talento que é desenvolvido na escola pelos professores.

Após a apresentação, teve inicio uma dinâmica em que foi desenvolvido o Tema: Os tipos de liderança e os tipos de Inteligência.

Os diretores vivenciaram uma estimulante construção coletiva de conhecimentos, em que foram abordados diversos temas relacionados à integração de tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem. Durante o momento presencial, foi possibilitado o compartilhamento de experiências com os participantes, desenvolvimento de práticas referentes ao uso das tecnologias e discussão em grupo sobre: Que tipo de líder eu sou?
Ao longo do curso, nos momentos à distância, o participante contará com diversos canais de comunicação (fórum, portfólio, correio eletrônico) e variadas tarefas ligadas as tecnologias, oportunizando momentos de diálogo entre os cursistas.
A meta principal do curso Gestão Escolar e suas Tecnologias é motivar os grupos de formação e tornar mais coeso o trabalho da Gestão Escolar.

O grupo recebeu a visita do Coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação o Sr. Luiz Ricardo Pinho de Moura e do Assessor Pedagógico Renato Nunes, momento em que puderam conversar pessoalmente sobre alguns assuntos relacionados a situações nas suas escolas. O Coordenador e o Assessor foram convidados a tomar café com o grupo. O assessor de logística Rogério, também foi convidado a degustar o café da tarde.